SUDARPI realiza mutirão para emissão e renovação de carteiras A identidade de artesão pode ser solicitada por qualquer artesão e garante diversos benéficios

 

Aconteceu nesta sexta feira (20), por meio da Superintendência de Desenvolvimento do artesanato piauiense (SUDARPI), um mutirão para emissão e renovação da carteira de artesão. O mutirão foi realizado no Polo cerâmico do Poti velho, localizado na zona norte da capital. O funcionamento dos serviços aconteceu de 8h ás 12h.

A carteira de artesão é uma identidade profissional que pode contribuir para previdência social, Isenção do ICMS, comprovante de renda, ter direito sobre benefícios da previdência social e serve para além disso, como forma de garantir direito a participação em feiras de artesanato, participar de cursos de aperfeiçoamentos, participar de programas de financiamento de matéria prima e ter direito a comercializar seus itens nas lojas do estado na nossa Central de artesanato. Para a confecção da carteira do artesão, são necessários: 1) ser brasileiro, residente e domiciliado no Piauí. 2) ser maior de 14 anos. 3) apresentar ficha sócio econômica, 2 fotos 3×4 e xerox da certeira de identidade. 4) realizar peças artesanais nas matérias-primas previstas. 5) apresentar 3 peças prontas de cada matéria-prima que pretende ser cadastrar.

Após a apresentação dos documentos, o artesão precisa também apresentar uma peça concluída de cada segmento que pretende incluir em seu cadastro, e também confeccionar desde o estágio inicial, uma segunda peça, com a supervisão de uma representante da SUDARPI.

 

 

Wallace Alves