Santa Arte Conquistou o mundo com a riqueza dos detalhes de cada peça

A arte santeira piauiense conquistou o mundo por meio das mãos e da precisão de cada traço ao talhar anjos e santos em madeira. Em terra de Mestre Expedito e Mestre Dezinho, a arte santeira tem significado especial: é a representação da fé do nordestino, do piauiense, que passa de geração em geração, por meio da arte popular.  Dessa tradição nasceram novos santeiros no Piaui, como Cornélio, Araujo, Kim, Dim, Costinha, Assunção, Júnior, Ariosvaldo, Antonio, Albertino, Raimundo, Julimar, Sérgio, Josias, Cortez, Raul, Janete entre outros que carregam nas mãos e no coração a arte de entalhar a imaginação.

O Superintendente de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (SUDARPI) Jordão Josta, comenta: ” A Arte dos santeiros piauienses já conquistou a sensibilidade de muitos estrangeiros e moradores de outros estados brasileiros, mas é preciso fortalecer essa valorização pelos próprios piauienses, e o Salão de Arte Santeira no Piaui foi retomado com esse objetivo. E com isso, fazer a arte santeira mais presente na casa dos piauienses.

Neste Ano, o XV Salão de Arte Santeira contou com a participação de 23 artesão e 30 peças, com a possibilidade de venda para fortalecer a importância desses artistas e valorizar, cada vez mais, os produtos que expressam a religiosidade e a cultura popular. A Exposição aconteceu em um shopping da capital, durante o mês de novembro e chamou a atenção dos visitantes para a beleza e a criatividade da representação da fé piauiense.

 

 

As 30 peças são inéditas, ressalta o superintende.  De acordo com Jordão Costa, esse é um dos principais requezitos para participar da seleção, que neste ano começou em junho.

Para o superintendente Jordão Costa, a intensão é que essa exposição volte a ocorre todos os anos sem interrupções, pois , antes de 2017 os artesãos passaram quase uma década sem um evento desse nível em Teresina. Jordão destaca que nas feiras nacionais os piauiense são os que mais vendem peças.  Ele cita uma feira em São Paulo no incio de novembro que totalizou a venda de 180 mil. ” Fomos o estado que mais vendeu” enfatiza.