José Luís de Sousa

Teresina

Uma das lendas mais conhecidas do Piauí é contada pelas mãos de um artista há 40 anos. A misteriosa história do ‘Cabeça de Cuia’, um jovem amaldiçoado após agredir a mãe e viver vagando às margens do Rio Parnaíba em busca das sete virgens, é a grande inspiração do escultor José Luiz de Sousa, nascido em Teresina em 25 de agosto de 1955.

Aos 14 anos, José Luiz começava as primeiras esculturas do Cabeça de Cuia em madeira, ainda de forma tímida e escondido do pai que o queria ajudando na roça. Esculpe, também, nos estilos santeiro e regional.
Considerado o primeiro piauiense a esculpir imagens da lenda piauiense, Mestre Zé Luiz, como é mais conhecido, revela que a motivação veio através das histórias de cordel que o tio, marceneiro, contava quando ele ainda era criança.

Na década de 1980, o artista já conhecido pelo público, é escolhido pela União Brasileira de Escritores – UBE para produzir a encomenda de troféus no formato do Cabeça de Cuia, para os intelectuais dos anos 1980/81, no II Encontro de Escritores em Teresina.

O artista também ministra aulas de artesanato no interior do Piauí. “Fico feliz em repassar a minha técnica para os mais jovens e sempre reconheço de primeira quando a pessoa tem habilidade. Esta é uma esperança”, avalia Mestre Zé Luiz.