João Oliveira

José de Freitas

É o sexto filho de doze irmãos. Filho de Helvídio Constâncio de Oliveira e Luiza Pereira Oliveira. Natural de José de Freitas, João Oliveira é autodidata em pinturas, esculturas, entalhes, mosaicos e murais. Iniciou na pintura nos anos 70 e em meados de 79, quando visitava a cidade de Canindé, despertou interesse pela escultura em madeira, arte na qual veio a se especializar.

Seu trabalho é 100% artesanal. A metodologia que normalmente utilizava era a produção de um modelo, em menor escala. A partir daí seguia a perspectiva e anatomia, de lá estudava as formas, posições e movimentos. Desta forma conseguia uma obra geometricamente organizada, com mais realismo e naturalidade, causando perfeição de profundidade, perspectiva e tridimensionalidade.

Foi premiado em vários Salões de Arte Santeira no Piauí nas modalidades Escultura (1995, 2000, 2001, 2004, 2005, 2008, 2009), Entalhe (1996) e Mosaico (2003). Fora do Piauí, o artista participou de diversas exposições e eventos como a Feira de Arte Santeira de Canindé, no Ceará; Feira de Artesanato Mãos de Minas, em Belo Horizonte; além de exposições nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Fortaleza, acumulando prêmios e reconhecimento.

Além dos trabalhos espalhados por todo o território nacional, João Oliveira já expôs suas peças em diversos países, como Itália, Espanha, Alemanha, Canadá e Estados Unidos.