Governo do Piauí promove capacitação para artesãos O curso terá duração de um ano e será finalizado com grande feira de artesanato em Teresina

Em 2015 o deputado Assis Carvalho destinou uma emenda parlamentar no valor de R$ 330 mil reais para o artesanato do estado, com o objetivo de capacitar mil artesãos em cerca de 30 municípios. Os municípios com a maior potencialidade de desenvolvimento do artesanato no Piauí serão contemplados por esta emenda.

De acordo com Jordão Costa, Superintendente de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (SUDARPI), o recurso dessa emenda saiu neste mês de Janeiro. Na quarta-feira (9), foi creditado o valor total da emenda na conta do Governo do Estado.

“Dentro de 90 dias nós vamos iniciar o maior curso de capacitação para artesãos da história do estado do Piauí. Esse curso vai ter a duração de 12 meses e vai culminar com a grande feira de artesanato aqui em Teresina reunindo todos esses artesãos que fizerem essa capacitação”, afirma Jordão.

A capacitação, de acordo com o Superintendente, funcionará de duas maneiras para cada município. Inicialmente o artesão será impulsionado a gerir seu próprio negócio, buscando uma visão empreendedora para o artesanato. No segundo momento serão unidos mestres artesãos e designers, tendo como objetivo a criação de novas coleções. “Nós vamos estar dando um passo a frente para que os artesãos possam ter novas peças. Isso vai representar um melhoramento nas peças do rico artesanato do Estado. Para nós é motivo de grande alegria e satisfação iniciar esse tão sonhado projeto”, finaliza Jordão Costa.

 

 

Texto: Allícia Nascimento – ASCOM SUDARPI